sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Escravos da Fé

Aqui vai um tema realmente controvertido. Ontem, em um profundo momento nostálgico depressivo, notei uma luz ao fim do túnel. O clarão trouxe-me uma abordagem a respeito do Criador (Deus) completamente diversa da que temos. Pensei em escrever um livro a respeito, mas logo a abandonei a idéia. Ninguém iria comprá-lo. Ninguém, ou quem sabe, quase ninguém. A verdade é que não tenho a certeza de que conseguir passar tal ensaio filosófico com a certeza de não corromper corações ou causar divergências quanto as minhas crenças. Não sou pagão (aliás, é bom saber que este termo era utilizado para tratar de pessoas, na antiguidade, que não aderiam ao cristianismo).

Em suma, eis o cerne da questão: na minha concepção, Deus seria o maior ditador já conhecido pela humanidade. E nós, seres humanos, eternos escravos de sua vontade. Dizem que somos livres; que alguém morreu na cruz para nos libertar. Mas o que acontece é mais ou menos assim: você é livre. LIVRE. Mas não pode pecar. Tudo bem? Mas você é livre. Se pecar, continua sendo livre. Mas pecador sendo, irá queimar no fogo do Inferno. Porém, não esqueça, VOCÊ É LIVRE.

Alguém notou alguma analogia à lei? Você é livre. Mas se você roubar terá a devida punição. O grande problema da lei é que, primeiro, ela se transmudou ao longo do tempo, sendo aprimorada e sincronizada conforme a evolução das civilizações. O segundo ponto da lei é equilibrar a sociedade.

Bem, temos as leis divinas. Os mandamentos. Obrigações de fazer e de não-fazer. Porém, certas religiões pregam que somos até mesmo obrigados a crer no legislador (no caso Deus), caso contrário, tenderemos a conhecer a morte real (da alma).

Não estaria Deus, o Criador, colocado em uma posição de ditador? Digo, e peço vênia para me corrigir, COLOCADO. Acredito muito na possibilidade de Deus não ser um ditador. De sermos realmente livres. Hoje vivemos a tal “LEI DA COMPENSAÇÃO DIVINA”. Ou seja, se você fizer o bem, lhe será dado o bem. Se fizer o mal, lhe será dado o Inferno. Tal lei me soa tão absurda, que questiono a todos vocês: e se me derem o mal, mesmo assim terei de fazer o bem?

Não existe lei da compensação nenhuma. Ela existe, sim, apenas na grande fé cega. Somos escravos de nossos próprios conceitos, presos em um mundo irreal. Se for de difícil compreensão, peço mais uma vez vênia para explicar o que é ser um escravo. Um escravo pode comer. Claro que pode. Um escravo pode manter relações sexuais. Um escravo pode se divertir. Um escravo pode dormir. Mas espere! Então, seria um escravo livre? Não. Um escravo tudo pode, à medida das ordens de seu Senhor e sob o manto de sua vigilância.

Ainda vivemos a época da escravidão. A escravidão religiosa. E há pessoas tão escravizadas, que basta alguém levantar tal questão, para que ela se sinta extremamente revoltada. Um café filosófico para ela! Amém.

Um comentário:

  1. Concordo
    plenamente com o ponto de vista, A fé Cega Vem manipulando as mentes humanas a Séculos Criando alusões a um Deus Imaturo, e bipolar, que Passou a existir a atravéz da mente de lunáticos, Com o fanatismo religioso!
    Posso tvz aceitar uma consciencia universal mais, a personalidade de Deus A mim retratada, se desdobra infantiu e omicida!

    ResponderExcluir