terça-feira, 5 de abril de 2011

Cidadania

O que falta ao povo Brasileiro é algo chamado CIDADANIA. Preocupar-se com a coletividade e largar a essência individualista, para qual caminhamos diariamente, é um Princípio basilar a ser explorado pela Sociologia moderna. Despregar-se de mitos e costumes e empregar ações realmente eficazes de combate à ignorância.

Errado é dizer que o ser humano não possui cultura. Todos nós possuímos cultura. Certo é tentar desvirtuar a qualidade do processo endocultural que estamos inseridos, colocando os valores em um pedestal de evidência, e assimilar que o subdesenvolvimento econômico não é a chave para a resposta da falência educacional.

Procuro esquecer-me de termos como “capitalismo” ou “democracia”, por ter a plena certeza de que são apenas palavras transitórias em uma história cíclica.

É forçoso reconhecer que pouco interessa o acesso à educação aos hiposuficientes. Mas é forçoso também reconhecer que pequena é a luta dos que, sem informação e formação, galgam por uma sociedade mais equânime.

O povo brasileiro mostra-se cada dia ser fiel à essência que o transformou na realidade fática que vivenciamos: um povo inerte.

Precisamos romper a inércia da rotina e buscarmos compreender questões intrínsecas da Política, da Cultura nacional e do Desenvolvimento Mundial.

Muito bonito de se escrever, a prática se torna difícil. Não pela transposição da idéia à realidade e sim pela desnecessidade e facilidade que as pessoas têm de aceitar as mazelas como fruto do acaso e o destino o turno final da caminhada existencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário