quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cultura, Conhecimento e Sabedoria

Costumam dizer que uma pessoa não tem “cultura”. Está errado. Todos nós temos cultura! A cultura do meio que estamos inseridos. Vem daí a confusão entre cultura e conhecimento. Conhecimento e sabedoria.

No Brasil, grande parte das pessoas (até mesmo com uma renda boa) não se preocupa em ler um jornal, uma revista; enfim, saber o que está acontecendo no mundo.

Hoje eu li: “O casamento do príncipe William não vai mudar nada em minha vida”. Você pensou o mesmo? Veja: o herdeiro do trono, de uma das maiores potências do mundo, irá se casar.

Será mesmo que não faz diferença? A tradição britânica é uma das poucas tradições que sobreviveram ao longo dos séculos.

Ou seja, no caso do príncipe, estamos falando de conhecimento e sabedoria. Sabedoria, a meu ver, é saber usar o conhecimento. Transmitir. Tirar o melhor proveito dele.

O que eu vejo hoje é uma juventude sem ideologia. Infelizmente um fato se faz verídico: a ditadura acordou os jovens para o mundo. Quando ela acabou, eles tornaram a dormir.

Um comentário:

  1. Acho que eles não estão dormindo, estão sem vida... e vc citou algo muito importante, estamos vivendo uma geração de jovens sem ideologia, sem sonhos.... Tenho uma amiga professora do ensino fundamental em uma escola publica na baixada santista (SP). Eis que um dia ela lançou a seguinte pergunta "O que vc quer ser quando crescer" ... um respondeu: pedreiro; o outro: pedreiro, mais um disse pedreito e assim foi... ela não entendeu o porque, mas ficou com aquilo na cabeça. Na sala dos professores ela comentou o ocorrido e então a explicaram, ser pedreiro é vender pedra... O que está acontecendo com as nossas crianças... O que esperar dessa juventude? As pessoas não se importam em obter conhecimento e acham que sabem o bastante para a vida.

    ResponderExcluir