terça-feira, 26 de abril de 2011

Ditadores

Curioso: grandes Ditadores tiveram, até certo período, grande apoio popular. 
Veja o caso de Pinochet, no Chile. Não é mentira nenhuma que a CIA financiou o golpe aplicado pelo General e a morte de Salvador Allende (que não mantinha boas relações com o então presidente americano Nixon). 
Pinochet é visto por muitos como o precursor da “doutrina de choque”, que seria então muito usada; como aconteceu na invasão de W. Bush ao Iraque (em poucas horas ele ordenou um bombardeio nunca antes visto na história). 
A “Doutrina de Choque” se resumia e se resume em criar o medo. E o capitalismo nada mais é que o um sistema governado pelo medo. 
O próprio Adolf Hitler contou com o apoio de uma Alemanha miserável, devido a 1a Guerra Mundial. 
Muitos não dizem, mas ele foi uma figura de grande admiração. 
Temos outros ditadores, incluindo Vargas, que melhorou e muito a condição de trabalho no Brasil, criando a Justiça do Trabalho e a CLT. 
Saddam, no Iraque, conseguiu manter o equilíbrio em um país que, depois da invasão, foi governado pelo caos.
A palavra “ditador” está muito associada a violência. 
Mas nós sabemos que pode haver uma ditadura disfarçada de regime democrático, como acontece hoje com o Lula. Ao invés de canhões, nós temos auxílios: desemprego, cidadão, etc. 
Lembro de uma frase do famoso Carlos, O Chacal. É mais ou menos assim: de nada adianta atacar um país em desenvolvimento. É importante que foquemos nas grandes potências, pois são elas que conduzem o ritmo do mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário