terça-feira, 26 de abril de 2011

O Homem Que Fugiu De Auschwitz

Wetzler foi um judeu eslovaco e um dos poucos do pequeno número de judeus que lograram a proeza de fugirem do campo de concentração de Auschwitz durante o Holocausto. Wetzler fugiu com o seu companheiro Rudolf Vrba.

No dia 7 de Abril de 1944 (data da Páscoa dos judeus), numa sexta-feira às 2 da tarde, os dois homens entraram num buraco escondido sob uma pilha de madeira destinada a construir a secção do “México” para novas vítimas. E por lá ficaram durante 4 noites.

Na noite de 10 de Abril, vestindo fatos, casacos e botas alemãs, saíram do campo para sul, paralelamente ao rio Sola, em direcção à fronteira polaca. Andaram mais de 130 quilómetros, guiando-se apenas por uma página de atlas infantil que Vrba havia encontrado no armazém. Depois de muitas dificuldades, conseguiram resistir e sobreviver.

Mais tarde, os dois companheiros, compilaram um relatório sobre as condições existentes no campo de Auschwitz, fizeram uma planta do campo, indicando onde estavam situadas as câmaras de gás e os crematórios. À conta deste relatório mais de 120,000 vidas foram salvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário