quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Mestre da Ingratidão

Um pugilista aposentado foi abordado por uma criança de rua. Ela não tinha noção de quem ele era e pediu alguns trocados.

Ao invés de tirar as moedas do bolso ele foi muito além: levou o menino para casa, deu um quarto, escola, comida e ensinou tudo o que alguém precisava saber para se tornar um campeão, tanto na vida como no boxe.

O menino foi o filho que Deus não tinha lhe dado e ele o pai que o menino nunca conhecera.

Foi daí que veio a história que Silvester Stallone se inspirou para criar Rocky V.

Depois de ganhar o título mundial, a primeira coisa que o já então homem fez foi abandonar seu treinador resumindo-se a dizer que: era o tempo dele caminhar sozinho. Aprender mais. Novas técnicas. Novos mestres.

A mágoa do ex-pugilista foi tanta que o mesmo até tentou se matar. Anos se passaram e o homem foi esquecido. Nunca deixou de ver uma luta do ex-menino. Mesmo sentido, nunca deixou de torcer e alegrar-se com suas vitórias.

Um dia, outro de seus alunos enfrentou o homem. Tirou dele o cinturão de campeão em apenas dois rounds. E o ex-menino nunca mais voltou a ganhar.

Mensagem: o mestre sabe de todas as fraquezas do discípulo. Vitórias não são feitas apenas com a força. Trabalhar o emocional e saber como mentalmente desequilibrar o adversário pode fazer de alguém inferior um campeão. Como sempre friso, gratidão não é obrigação. Porém abandonar quem nos ensinou a ser como somos, a pensar como pensamos, é o mesmo que abandonar uma parte de nós. Pensamos que estamos sozinhos na luta da vida e não é mentira. Nem sempre encontramos um mestre disposto a compartilhar sua sabedoria. Falsos profetas são pessoas habilidosas em diversas áreas de atuação dispostas a ensinar por certo preço. Não encorajo ninguém a se vingar, mas se assim quiser fazer, trabalhe em cima do padrão mental do adversário. Ele não é tão forte como você pensa. A arrogância é um escudo para suas fraquezas. Sua biografia um tratado de como derruba-lo. Lembre-se sempre do menino que um dia pediu ajuda. Ele nunca deixará de ser algo diferente. Você apenas precisa lembra-lo disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário