quinta-feira, 5 de maio de 2011

Parábola do homem cego conduzindo um cego

Cinqüenta homens cegos estavam situados em Dharmashala.

Eles haviam nascidos cegos. Eles todos foram para um lugar distante em peregrinação. Quatro outros homens cegos vieram e se juntaram ao grupo.

Eles disseram que estavam indo para o mesmo lugar. “Amigos”, disse o líder dos cinqüenta, “nós somos cegos, e não podemos encontrar o caminho da sagrada peregrinação.

Você pode nos conduzir? Seus olhos podem ver?”, “Sim, caro amigo”, respondeu um dos quatro, “nós ouvimos falar muito da cidade sagrada, e a maneira de chegar até lá. Nós temos uma clara imagem mental do caminho. Apesar de nós não vermos ele com nossos olhos, nós estamos confiantes de que não apenas chegaremos até o local, mas levar todos vocês conosco. Sigam-nos”.

Eles amarram-se uns aos outros com uma corda. O melhor entre os quatro guiou adiante. Ele tinha uma imagem mental do caminho, sem duvida; mas isso não tinha muita validade.

Ele mostrou o caminho errado. Logo ele caiu dentro de um barranco profundo. Amarrado com ele, outro homem cego, não sabia onde ele estava levando eles, e também caiu dentro do buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário