sexta-feira, 29 de julho de 2011

Manipulação e Solidão

Eu já exagerei em muita brincadeira. Pedi perdão e fui perdoado. Mas queria uma retratação, mesmo indireta. Há coisas que não fazemos por mal. Mas certas atitudes nos afastam de quem nos ama. E talvez a gente só perceba isto quando a pessoa já se foi, ferida.

Eu digo carregar lista negra, mas não carrego. Esqueça quem te fez mal. Deixe na mão de Deus. E o diagnóstico pode ser pior do que a doença. Não podemos sair expondo assim, mesmo nossos inimigos.

O pior é aquele que deixa de ser seu inimigo. O pior mestre é aquele que não aprende com o discípulo. Na Bíblia mesmo diz: se for repreender alguém, dê a chance da pessoa ser escutada.

A jogada por ser boa, mas o adversário pode ficar magoado com ela. Porque, na verdade, eram dos amigos muito parecidos. Espelhos. Uns emocionavam o outro. Não podemos tirar a honra de um homem. Até era dado ao Samurai o direito de se matar (pela tradição oriental da honra).

Pior deve ser a mágoa de uma mãe, que dá o filho para o homem segurar e o mesmo homem joga ao chão.

Eclesiástico adverte muito sobre a manipulação de um amigo. E talvez alguém este mundo já tenha aprendido, pelas perdas, que este não é o caminho.

Um dia podemos olhar para trás e entendermos um pouco da pessoa. Sem julgamentos. Se o adversário sai da mesa, qual a sua razão de jogar?

Você vence e ri. Depois a vitória não significa mais nada e você encontra a solidão mais uma vez. Falar por enigmas é complicado e confuso.

Bom, se um homem dá um xeque, ele deve aceitar o xeque-mate. Mas fica uma duvida na cabeça: será que eu expor a vida do adversário e de quem o rodeia, apenas por um jogo que era pra ser diversão?

O mesmo ocorre com o adversário. Se alguém acredita em você e faz o outro acreditar, você está atingindo aquela pessoa. Há muito amor a ser dado, mas se quando começamos a perder o respeito, é um ladeira sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário