segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Grande Banquete

Um certo dia um jovem foi convidado para um banquete no palácio do rei. O rei, diferente de todos os outros monarcas, era conhecido por ser um homem sábio e justo. O jovem o admirava por isto.
Muito feliz, ele chegou ao banquete bem antes dos convidados e sentou-se no lugar que lhe era devido.
Pouco a pouco todos os convidados foram chegando e em menos de uma hora a mesa estava completa. Apesar de sua alegria o jovem não sentiu-se à vontade por ter de sentar-se ao lado de pessoas que ele considerava ambiciosas e inescrupulosas.
Em meio ao banquete, todos os convidados foram servidos com vinho. Mas no momento em que o jovem foi servido todas as taças de ouro acabaram, e tiveram que o servir com uma simples taça. O jovem sentiu-se enfurecido e não conseguiu tirar isso de sua cabeça durante todo o banquete.
Terminado o banquete, e não conseguindo conter sua raiva o jovem foi a presença do rei, que já se encontrava sozinho.
- Majestade. – saudou o jovem. – Aconteceu neste banquete algo que não entendi. – continuou. – Todos aqueles homens que não praticam religião e que estão distantes de serem boas pessoas foram servidos com a mais fina das taças, e logo eu, um homem justo, fiel a Deus, fui servido com a mais simples.
O rei então olhou para o jovem como um pai olha para seu filho e abriu um largo sorriso ao responder.
- Você foi servido com a mais simples das taças mas foi o único a beber do mais fino dos vinhos.

As vezes damos muito valor a aparência e nos esquecemos do conteúdo. Deixemos a aparência para os pobres de espírito e fiquemos com o conteúdo, que no final, é o que mais importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário