segunda-feira, 21 de março de 2011

Sexo Antes Do Casamento

A igreja condena, de forma rígida, o sexo antes do casamento. Muitos de nós fazemos, e não nos sentimos culpados. Pensamos, ou temos a certeza, de nada de errado está na prática do sexo antes do casamento.

Concordo com todos os que pensam assim. Mas se passarmos ao plano lógico, perceberemos que esta é uma sábia regra de conduta.

Ao contrário do que parece, Deus não é arbitrário. Ele condena, mas ao mesmo tempo, perdoa.

Nós somos animais, e assim sendo, temos instintos. Sentimos atração e desejo por outrem. Mas temos que usar aquilo que mais nos é precioso e que nos diferencia de outras espécies: a razão.

Qual o problema está em fazer sexo antes do casamento se eu amo a pessoa? NENHUM.

Concordo que não será uma mera celebração, uma convenção de costumes, que imporá regras de respeito, confiança fidelidade. Casamento, assim como o namoro, é um título sem valor quando realizado sem a real intenção de seguir à risca os deveres conjugais.

Mas o sexo antes do casamento é nada mais do que um conselho. Um conselho que se desdobra em inúmeras partes práticas.

O prelúdio ao casamento seria uma forma de você conhecer a pessoa, e ter a certeza de que realmente vale à pena estar ao lado dela.

Não existe, nunca existiu, que a ratio do casamento é a procriação. Tanto que, até mesmo na Bíblia, encontramos casos de casais que não podiam gerar filhos.

O filho é a consequência lógica de uma união. Mas todos nós precisamos de um tempo para ter a certeza de que é o que realmente queremos.

Melhor seria que o ser humano pudesse casar com a quase certeza de que seria como diz o poeta, eterno enquanto dure.

Mas o que vemos hoje é algo totalmente contrário.

Filhos abandonados. Crianças sem pais. Doenças se propagando a passos largos e atingindo família até então estáveis. E até mesmo casamentos em que o filho é deixado completamente de lado. Casamentos “putativos”, que existem no plano da realidade, mas que nunca aconteceram de verdade.

Então sugiro uma interpretação diferente para o casamento. Sugiro a certeza, a segurança e o amor, para então, sermos responsáveis pela consequência que o sexo trará.

Lembram-se da antiga frase de que o melhor da festa é esperar por ela?

Aí está a grande parte das reclamações que escutamos. De que não há mais uma pessoa legal para namorar, casar, se relacionar. Que as pessoas querem apenas se divertir, sem compromisso algum; e quando o compromisso surge, tentam dar o jeito mais cômodo, que é o aborto.

Libertemo-nos da concepção de que o casamento é uma prisão. Tenho como posição a liberdade de amar e ser amado, de casar e se separar, mas nunca abandonando o respeito e o carinho mútuo, que a base para o filho, que um dia, passará pelas mesmas provações como os pais.

2 comentários:

  1. "Qual o problema está em fazer sexo antes do casamento se eu amo a pessoa? NENHUM"
    Quanto a essa parte do seu artigo, se existe mesmo esse amor, porque não realizar logo o ato do matrimônio? Mas isso vem de opinião pra opinião, no meu Caso, sou católico, tenho apenas 17 anos, e na minha opinião devemos esperar pelo casamento

    ResponderExcluir