sábado, 9 de abril de 2011

Massa Falida

Hoje, repeti, acordei e deparei-me com uma reportagem intrigante. O La Nación, um diário de los hermanos Argentinos, faz severas críticas a respeito do Papa. Não críticas direcionadas a Sua Santidade, mas ao fracasso que foi sua estada no Brasil. Não um fracasso ideológico, mas o fracasso que mais interessa à mídia nos dias atuais; em que a qualidade foi sufragada de vez pela odiosa quantidade: Joseph Ratzinger, ou Bento XVI, não conseguiu atrair, nem de perto, o público esperado.

O Papa, Chefe de Estado, teve que deixar seus aposentos no Vaticano, assim como a Basílica de São Pedro, para viajar quase onze horas até Aparecida e atrair apenas 150 mil das 1 milhão de pessoas esperadas. O jornal não despreza o público. É bastante gente. Mas faz um parâmetro interessante que levará muito de nós, pobres almas, a um triste questionamento existencial. Enquanto a parada gay anual conseguiu trazer 3 milhões de pessoas às ruas, Bento XVI atraiu apenas 150 mil. Nada contra os gay’s. É um movimento popular, que busca (Espero que busquem) garantir direito a cidadãos que, ainda não se sabe o porquê (Psicológico ou Biológico), fizeram em outro homem a opção como companheiro. O inquestionável amor que um homem supre pelo outro não pode ser suprimido por regras, dogmas e padrões sociais. Mas vamos lá. Depois da parada gay, as pedras rolaram, e o show dos Rolling Stones (Leia-se “de grátis”), uma banda que fez e ainda faz história, atraiu cerca de 1,5 milhões de pessoas. Nada contra os Rolling Stones (Mas eles não falam Português, e o Papa fala!). Entretenimento é sempre bom, ainda mais para uma população repleta de moças causadas pelas intempéries sociais. Outra parada, agora a dos Evangélicos, atraiu mais de 1 milhão de pessoas. Mais uma vez lá vou eu, dizer que não tenho nada contra os Evangélicos. Nada contra. E indo ainda mais longe, confesso que muito me identifico com a Igreja Batista. Apesar de achar que certos pastores devam parar de criticar a Igreja Católica e seus dogmas. O mesmo serve para a minha Igreja, a Católica. A briga de religiões em nada contribui ao caminho da paz espiritual, e para comprovarmos isto precisamos apenas olhar para a Irlanda do Norte.

Levando em consideração estes três acontecimentos, somos levados a nos questionar. O que está acontecendo com a Igreja Católica? Será que a sociedade deseja severas mudanças, as quais a Igreja não está disposta a abrir mão? Vamos ser sinceros: A Igreja já errou. Ela é comandada pelos homens, e não só pelo Espírito Santo. Recentemente, antes de João Paulo II, tivemos o triste episódio envolvendo Albino Luciani, ou João Paulo I, em que fortes indícios apontam para o seu assassinato por membros do Banco do Vaticano. Rumores ou não, isto mostra que nem sempre é a vontade de Deus que guia a vontade dos homens. Mas, particularmente, não discordo de nenhuma das posições adotadas por Nossa (Ou Minha, tudo bem) Santidade. Aborto, Pena de Morte, Casamento (Na Igreja, não) de relações homo afetivas, O fim do celibato, entre outros, são temas que ainda não conseguiram ocupar espaço em minha concepção alá Século XX. Quem sabe um dia eu possa mudar de idéia. Quem sabe? O ser humano é maleável. A verdade é que amo a todos e creio que isto seja válido. A verdade é que fico triste ao ver um homem que carrega uma tradição de dois mil anos atrair apenas 150 mil pessoas. A verdade é triste. Triste para mim, e quem sabe, para muito de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário