sábado, 16 de abril de 2011

O Arqui-Inimigo da Felicidade

Nós somos extremamente solidários por aqueles que sofrem o que já sofremos ou passam pelo que estamos passando.

O álcool nunca foi um segredo em minha vida. Bebi sem limites. Magoei muita gente. Percebi como as pessoas se afastavam. Entendi que, apesar de meu lado profissional continuar intacto, meu lado pessoal estava desmoronando.

Certa vez li a história do “The Cleaner”. Para quem não está familiarizado, Warren Boyd (The Cleaner) é a maior referência no mundo quando o assunto é dependência química, alcoolismo, compulsão sexual ou qualquer outro tipo de vício.

Warren não é médico. Não é policial. Não é santo. É um homem que passou metade da vida imersa ao vício. Ele se auto intitula como Azrael. Para quem não sabe, Azrael é o anjo vingador de Deus.

Sua vida mudou no dia em que sua filha estava nascendo. Ele se encontrava no banheiro do hospital, injetando droga na veia. Até que olhou pela janela e viu, além da chuva, uma luz. Na mesma hora ele largou a seringa e se ajoelhou, começando a chorar. Prometeu, naquele momento, que dedicaria sua vida a ajudar todos que precisassem.

Robert Downey Jr, Mel Gibson, Britney Spears (a lista segue) são algumas das celebridades que já foram ajudadas por Warren (o mais recente foi o caso do cantor Eminem, viciado em codeína).

O trabalho de Warren é muito polêmico, pois ele parece ser cruel em seus métodos. Ele usa da mesma dor que a pessoa enfrenta como superação do sofrimento. Ele sabe exatamente o que acontece no âmago da pessoa, porque lá já esteve. Pais, por exemplo, não entendem muito os sinais e não sabem lidar com a situação. São facilmente manipulados pelos filhos que sempre procuram uma explicação ou um culpado. É a negação.

Hoje em dia quando noto que alguém está completamente instável, eu tento fazer o meu melhor. Não por altruísmo. Eu vejo na pessoa um espelho de mim. De tudo que já passei sob efeito do álcool. E eu vejo a pessoa ser abandonada, o que me dói o coração (porque eu já senti aquilo). Eu vejo que quem está ao redor não entende que está lidando com o álcool e não com a pessoa em si. Que aquela mesma pessoa alcoolizada, gritando ou brigando, é MARAVILHOSA quando sóbria!

Eu vejo isso. Um dos casos mais recentes e incríveis foi a biografia de Paulo Coelho intitulada “O Mago”. Lá você irá entender como ele alcançou a sabedoria para o sucesso. Outro caso é do cantor Eminem, que igual a Warren, prometeu ser Azrael e agora segue a carreira combatendo as drogas, principalmente o álcool (o que muitos pensam equivocadamente ser a menor das drogas, quando na verdade é considerada a pior).

Em suma, o ser humano é egoísta. Ele irá deixar você se afundar. Os que querem fazer algo por ti, você mesmo irá afastar. Como prova que não estou jogando conversa fora é o meu trabalho de escritor, onde elaboro 200 citações por dia, escrevo muito e sempre estou disposto a conversar.

Esta é a minha parte. Qual a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário