terça-feira, 3 de maio de 2011

Os Falsos Amigos

Certa vez eu me relacionei com uma pessoa que sofria de distúrbio bipolar. A princípio eu não reparei. O mundo de hoje é tão ansioso que as pessoas costumam mudar de opinião ou de conduta de um momento para outro.

Mas não era assim com ela. Pela manhã, ela sempre me ligava. Alegre. Programava o que iríamos fazer; não queria desligar o telefone de forma alguma. A noite o comportamento era completamente diferente: tentava me rebaixar, sem motivo nenhum. Ficava auto-afirmando coisas como: eu sou bonita, eu sou formada, eu tenho um bom emprego, etc. O problema era que eu não perguntava e nem levava a conversa para esta direção. E a maioria de coisas que ela dizia era pura mentira.

Um dia nós fomos ao Cinema. Ela falou: deixe-me pagar porque tenho que trocar uma nota de cinqüenta.

Ela pagou a entrada e eu cuidei do resto, até mesmo do estacionamento.

No mesmo dia, durante a noite, ela ligou “terminando”. A desculpa: eu não tinha sido cavalheiro.

Bem, antes de pensarmos em qualquer doença, vem à cabeça que a pessoa pode ter outro homem (ou mulher) na vida e esteja escondendo de nós. Aliás, vêm tantas coisas à cabeça e eu ficaria o dia inteiro resumindo a uma lista.

Com o tempo, você acaba percebendo que ela é realmente doente. As variações de humor são absurdas, como o fato da pessoa gritar com você porque pediu para mudar a estação do rádio. Ou, porque você ligou dez minutos depois do combinado.

Veja: isso acontece às vezes com todos nós. Mas todo dia? A todo o momento?

Ao final eu descobri que ela fazia tratamento psiquiátrico. Que tinha ficado seis meses sem fazer absolutamente nada, em depressão.

Eu fui até o final. Não vou negar que ela conseguiu me diminuir várias vezes, mas eu também tinha meus problemas. A diferença era que eu não vivia em negação, ao contrário dela, que não aceitava sugestões, nem ajuda.

Este foi um dos motivos que me fez fazer o Twitter e criar milhares de frases e textos.

Eu preciso de ajuda. Você precisa de ajuda. Nós podemos nos ajudar. Porém existe a velha máxima: só podemos ajudar quem quer ser ajudado.

Portanto, aceite sua condição. Faça de tudo para melhorar. Afaste-se de quem faz fofoca a seu respeito ou só aparece para criticar. Seu verdadeiro amigo; disposto a ajudá-lo, irá te dar atenção. Ele pode até não se fazer presente fisicamente (como antes), mas é porque não sabe como lidar com a situação. Mas ele nunca fará suposições a seu respeito. Nunca irá compartilhar seus problemas com as pessoas.

Eu aprendi, na dificuldade, um maravilhoso propósito: despertou um Raphael adormecido e me afastou de ambientes e companhias que servem apenas para sugar nossa energia.

Alegria Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário