sexta-feira, 6 de maio de 2011

Treme: Filhos do Katrina

Treme é uma série americana produzida pelo canal HBO. Ela mostra a cidade de New Orleans tentando sobreviver pós-Katrina (o furacão que devastou muitas regiões).

A curiosidade começa por aí. A série explora o fato de que a catástrofe apesar de ter sido causada pelo Katrina foi incrivelmente potencializada por erros estruturais da cidade. Pelo abandono do Governo Federal.

Há um personagem, Antoine Batiste que vivia realizando performances musicais na cidade que é conhecida como uma das capitais mundiais da música. Ele perde os “bares” que costumava tocar, seus instrumentos e agora tem que reconquistar tudo.

Albert Lambreaux é o Chief. Considerado o chefe da tribo indígena original da região e que quer manter a cultura de pé.

Davis McAlary interpretado pelo incrível Steve Zhan utiliza da música e da ironia para concorrer ao Conselho Municipal. Uma de suas frases é “Maconha para tapar os Buracos”, que traduzida para o inglês rima. Ele e Creighton Bernette (interpretado pelo astro John Goodman) são as chaves para a estória. Enquanto Creighton usa o Youtube para criticar as autoridades federais e se torna uma celebridade, Davis consegue alavancar seguidores devido ao deboche de seus discursos.

Bem, para terminar a visão geral da série, há uma mãe à procura do seu filho que foi preso pela OPP durante a inundação e está desaparecido. A própria polícia não sabe onde o prenderam.

É, uma confusão geral na cidade do Mardi Gras.

Curiosidades. O Mardi Gras (Carnaval) começou em 1699. O que faz dele um dos festivais mais antigos do mundo moderno.

O Katrina teve um efeito devastador na cidade porque os diques não conseguiram conter a força das águas. Está aí o foco principal de crítica do personagem de John Goodman. Uma falha que custou a vida de milhares.

80% de toda New Orleans ficou debaixo d’água. Cerca de 200 mil casas (consulta).

O sistema sanitário e de esgoto ficaram completamente destruídos. Imagina o cheiro?

Em 31 de Agosto, devido à catástrofe, a FEMA assumiu o controle da cidade, em lei marcial, onde os policiais não precisavam cumprir a lei da devida forma. Ou seja, tchau para os direitos civis.

Foi matéria da Folha de São Paulo do dia 27 de Setembro de 2005 que os cidadãos queriam retornar para New Orleans, mas eram impedidos. Outro tema explorado para a série. A casa do cidadão está lá, mas ele não podia voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário