terça-feira, 5 de julho de 2011

We may have different stories, but we hold common hopes

Li no jornal que Barack Obama havia feito um discurso histórico a respeito da raça (cor).

Resolvi então procurar o vídeo. Encontrei a frase a qual reputo uma das mais verdadeiras que já escutei: We may have different stories, but we hold common hopes (Nós podemos ter histórias diferentes, mas carregamos as mesmas esperanças).

É uma grande verdade. É um princípio basilar que tenta fazer com que eu não julgue a conduta alheia. O famoso pré-julgamento. E até mesmo, o pós-julgamento.

Todos nós – digo todos – estamos em busca da mesma coisa: a felicidade.

Podemos traçar caminhos diferentes ou tomarmos decisões equivocadas, mas fazemos isso em virtude de nossa felicidade interior. Creio que nunca iremos escutar que alguém nasceu em prol da tristeza.

Podemos até encontrar pessoas resignadas, perdidas ou sem esperança. Entretanto, todos nós queremos alegria. Amor. Carinho. Aceitação. São anseios que fogem até mesmo o conceito lógico-racional. São conceitos universais, que agem direta e indiretamente em nosso coração.

A cada dia me convenço que Obama não é apenas um discursista. Ele é a mudança que precisamos. É a mudança que o próprio império americano necessita há muito tempo. Mesmo os Estados Unidos não sendo uma pessoa física, ele é um conjuntos de estados compostos por seres humanos. Seres que querem ser amados, respeitados e livres. Mas para isso, também precisam tratar o semelhante, de outra nação, da mesma forma.

Agora, uma pergunta que sempre dominou meus pensamentos: o que se passa no coração de um homem-bomba muçulmano ou de qualquer outra origem?

Por que tantos homens-bombas? Estariam todos ensandecidos? Com uma visão deturpada da realidade? Sofridos uma lavagem cerebral?

Tenho certeza que não. Eles são idênticos aos americanos. Não a todos. Mas aqueles que promovem a guerra e o caos. E por isso, merecem ser punidos severamente. A ninguém é dado o direito de atentar contra o próximo, sem razão alguma direta contra ele, em favor da desculpa esfarrapada chamada “liberdade coletiva”.

Um comentário:

  1. É incrível como é fácil ser feliz. Em toda minha vida, o que me fez feliz foram coisas muito, muito simples, o que me leva a crer que de fato a felicidade está nas coisas mais simples. Então digo sempre, nunca desista dos seus sonhos, eu nunca desistirei dos meus, embora em alguns momentos, desistir pareça ser mais fácil e tentador, porém o que me move é a esperança e sigo...

    ResponderExcluir