terça-feira, 16 de agosto de 2011

A honra do amor

Certo dia um jovem aprendiz cruzou as montanhas até um Palácio. Foi recebido por uma amável moça, dizendo-se ser uma mera serviçal.
- O rei está ocupado. Você poderia esperar?
- Claro. Caminhei muito para conversar com o rei. Não me importo.
A serviçal então fez companhia ao aprendiz. Eles conversaram, brincaram e se amaram. Em um momento, o aprendiz pensou em tirar as poucas moedas de ouro que ainda carregava e ir embora com a serviçal, que se tornara o amor de sua vida.
Porém, guardas apareceram e gritaram: Ali está ele. O tolo e impeniente que ousa conquistar a mulher.
O aprendiz, sem saber o que acontecia, não procurou explicar. Ele tinha aprendido que a covardia era para os fracos e, mesmo as escuras, tirou a espada da bainha e lutou. Venceu todos e então perguntou a serviçal: o que aconteceu?
- O que aconteceu?
Ela disse em voz baixa: Tenha calma.
- Você é a Rainha?
- Contete-se com sua vitória. Você não veio para desafiar o rei?
- Não. - respondeu o aprendiz, tirando um pote de sua bagagem. - Vim dar-lhe este jarro de amor. Você pensou que iria chamá-la para ir embora por uma mera suspeita ou orgulho?
- Você é um homem honrando, apesar de ainda ser impulsivo. Eu aceito o jarro, mas nunca conte a ninguém que achas que sou. - ela disse sorrindo. - Obrigado por me amar e por lutar por mim.

- O fraco tira sempre conclusões equivocadas. O tolo, continua agindo pelo Ego. A mentira, é capaz de destruir vidas. O homem honrado, sabe que um sábio não age por impulso. Tudo há um significado. Vocẽ não pode se acovardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário