terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Monge e a Paciência


Um monge veio logo pela manhã procurar o abade. Triste, fechou os olhos, fez uma breve oração e falou: não sei o que está acontecendo. Mudei a minha vida, e meu sonho continua difícil.

O abade meneou em afirmativo, prestando atenção nas palavras do monge.

- Larguei vícios. E a vida parece mais complicada, empurrando-me cada vez mais de volta a eles.

O abade continuou em silêncio, como se meditasse.

- Venho combatendo meus defeitos e o sonho parece ficar cada vez mais distante.

O abade não contraiu um músculo.

- Voltei a orar. Aproximei-me de Deus e Ele não ajuda. A cada dia, mais dificuldade. Maior a minha distância. Parece que ainda não comecei a lutar pelo sonho.

O abade rompeu o silêncio: Ainda não.

- Como? – perguntou o monge assustado.

- Você ainda não começou sua luta. Claro que não. Encare as mudanças e as dificuldades como um extenso treinamento para o momento.

- Que momento?

- O momento em que você colocará tudo o que aprendeu, com o sofrimento e desafios, em prática. O momento em que você estará realmente preparado, por Deus e suas provações, a derrotar todos os reais obstáculos do seu sonho, e finalmente, poder realiza-lo.

O monge então se comoveu com as palavras do abade e levantou-se mais forte ainda.



Entenda que não há inimigos, e sim guerreiros preparando-o para o verdadeiro combate. Tenha paz e paciência. Quando você estiver preparado, você receberá permissão para a luta. O que eles não querem é que você seja destruído no primeiro golpe. Quem prepara alguém, prepara para vencer, e não para ver ser humilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário