terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ignorar & A Ignorância

Era uma vez uma aldeia bem distante onde moravam pessoas arrogantes, invejosas e cheias de si.

Lá também habitava um conhecido ferreiro que estudara muitos anos a arte de fazer espadas e as vendia até mesmo para cavaleiros e reis.

Muitos diziam: ele é um terrível ferreiro. Ficou famoso apenas porque fez uma aliança com um famoso rei.

Outros continuavam: ele não merece nem mesmo ser chamado de ferreiro. Apenas idiotas compram aquelas espadas!

Escutando tantas ofensas, um menino que sonhava em ser ferreiro resolveu correr em direção ao mesmo e contar tudo.

O ferreiro começou a rir.

- Qual a graça? – perguntou o menino. – Eles falam pelas costas, mas nunca diretamente! São covardes! Pegue sua espada e vá até lá!

Agora ele ria bem mais alto, as gargalhadas.

- O senhor não tem respeito! Eu venho aqui de boa vontade e tenho que ser humilhado?! – disse nervoso.

Então, colocando a mão no ombro no menino, o ferreiro explicou: Escute com atenção. Antes mesmo de aprender a arte da espada, eu fui treinado a fazer escudos. Se você um dia quiser ser um bom ferreiro, terá que aprender não só a atacar, mas a ignorar. Eu estou sempre aqui, não é? Por que ninguém nunca veio aqui me desafiar?

Perdoe os perdedores; eles adorariam ser vencedores.

E saiba que a derrota é melhor professora do que a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário