segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Teimosia e Sabedoria

As vezes não temos muito o que comemorar. As decepções aumentam, contas se empilham e encaramos dificuldades que parecem não ter fim.

Bem, o que fazer? Primeiro respirar. Depois pensar. Inevitável não se preocupar. E depois da preocupação, conquistar a serenidade para pensar em um jeito de resolver os problemas. Quase nada por impulso surte efeito. Encare a vida como uma adversária ciente de todos os golpes do guerreiro. Agora, encare você como um novo guerreiro, repleto de segredos. Segredos que se revelam através da prática do silêncio e da observação. Repito: não adianta usar a mesma fórmula sempre. Para vencermos tais obstáculos devemos pensar fora da “caixa”. Até soluções não muito ortodoxas.

Quer um exemplo? Minha mãe tinha uma papelaria que só dava prejuízo. Cansada, resolveu empilhar tudo na sala de casa e começar a vender. Deu certo. Mas quem é louco o bastante para empilhar uma papelaria em casa?

Aí está a principal questão. O louco é quem acredita. Quem não desiste. Quem segue um caminho e permanece nele. Quem erra, mas busca acertar. Quem tenta, erra, acerta, e continua fazendo ambos. O louco é diferente do normal. O normal joga tudo pro alto, afinal de contas: se as pessoas fossem tão otimistas como são pessimistas, viveríamos em um mundo muito melhor.

Um comentário:

  1. Atualmente nos deparamos apenas com a falsidade e a hipocrisia das pessoas que nos tornamos pessimistas seja em razão do trabalho ou amigos, sempre buscamos o lado negativo das coisas, antes mesmo de conhece-las de perto

    ResponderExcluir