sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cosmos

Recomendo a toda uma famosa série de filmes chamada “Cosmos”. Ela foi produzida por um dos maiores cientistas da atualidade, Carl Sagan, e sem dúvida o levará a muito refletir quanto a própria existência.

Fiquei fascinado ao descobrir que um cientista de Alexandria, em 300 a.C. conseguiu determinar o tamanho de todo o planeta Terra usando apenas uma vara e a sombra.

A sociedade moderna nos captura de uma forma, que passamos toda a nossa vida, preocupados com problemas, que na verdade, não tem importância alguma.

Tentamos vencer enquanto estamos vivos, mas nos esquecemos que os grandes vencedores, não se bastaram em serem grandes enquanto vivos, e sim, em mudar de certa forma o curso da humanidade.

Descobrir o tamanho da Terra, para os dias de hoje, parece uma conquista um tanto quanto pequena; assim como a invenção do primeiro avião, ou do telégrafo.

Daqui a 100, ou quem sabe, 1000 anos, todas as maravilhas que hoje nos encantam, serão encaradas como pequenos passos de uma sociedade em desenvolvimento. Porém, seus percussores nunca são esquecidos, porque são eles, que deixarão todas as informações; cultura e pistas, para uma nova descoberta.

Ninguém se faz grande por si só. Nenhum enigma é desvendado sem a ajuda da humanidade.

Outro fato que me deixou muito intrigado foi a matéria como vida. É estranho o fato de a matéria ter ganhado consciência.

E isto me remete a pensar que, não só nós, seres humanos, podemos ser donos de uma consciência.

Não me restam dúvidas de que há uma infinidade de seres, ou matérias pensantes ao longo do Universo.

Também tenho plena certeza de que há um arquiteto para isto tudo.

Da ótica humana, ou até mesmo, Universal, para tudo existe um fim. Nós morremos; as estrelas também, assim como uma galáxia inteira.

Mas esta morte acarreta não o fim absoluto, e sim, uma transformação que se segue ao longo do espaço/tempo.

Em contrapartida, todos se perguntam de onde veio o começo. A primeira matéria viva, a primeira fração de vida, ou o primeiro filamento que formou a imensidão do Universo.

Isto, nossa consciência não tem a capacidade de responder; o que nos leva a ter certeza de que existe algo maior.

Maior do que todo o Universo.

E para Ele, um ser pensante, ou uma forma de energia transformadora, nunca houve um início.

Mas, por mais poderoso que seja Ele não está alheio às leis da Física.

Ele as criou, e necessita delas. Isto nos mostra que Ele não é um mágico.

O ser humano não foi simplesmente lançado a Terra. Nem mesmo esta Terra foi criada com um estalar de dedos.

Houve um processo. Um processo o qual todo o Universo foi submetido.

Alguns cientistas rebatem a religião, dizendo que ela falha em dizer que, do dia para a noite o homem animal foi capaz de receber uma alma, que o fez pensar.

Mas não. Isto implicaria em dizermos que, do dia para a noite, um planeta chamado Terra foi capaz de dar vida a seres inteligente.

A ciência sabe que não. A cada dia, o processo se mostra mais e mais visível.

Deus, não é mágico. Deus é um criador.

Assim como para um escritor desenvolver seu livro, ou para um engenheiro erguer um imenso prédio, nada se faz sem trabalho, planejamento e atenção.

Cada detalhe é observado. Cada erro é corrigido.

Ao final de uma profunda reflexão, uma pergunta continua a me perseguir, afinal; Para você, você é um ser humano. Mas, o que seria Deus para Ele mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário