segunda-feira, 28 de março de 2011

O Falsário

Luiz da Lua saíra de seu corpo e nunca mais voltara. Em plena Praça Pública, verso bradava. Prosa contava. Perdera a sanidade e parecia que de vez seria.

Luiz da Lua, afogado na própria alienação, ora e outra, da alcunha jus não era feito. Possuído por momentos de uma tina sanidade, certo dia teve que levar à orelha do que parecia garotice de um gaiato: “-Ligue não, da Lua. Pior do que você uma vez a vida fez de conhecer!”

Assim como o autor, garotice nada. Gaiato falava sério. Não mostrou os dentes ou desviou o olhar.

“Não é possível de ser a minha situação de toda ruim que exista apenas um sujeito em pior condição!”.

Por aqui o autor vem contar fatos pretéritos que o levaram até a lua.

Luiz era sujeito aspérrimo de imaginação ubérrima. De falsário, estava sempre conspirando trapaças. Sem causa, não era ser detestado e odiado. Retórica, tinha perfeita. Sua lábia convencia outrem a comprar lotes, veículos e outras coisas. Vendedor de sonhos, já que apenas no papel tais coisas existiam.

Certa é a morte, ouvia-se pela cidade. Prematura irá chegar e este molambo com o ceifador irá de se encontrar.

O desconhecido e conhecido somente por quem vos escreve é que Luiz se viu na contramão da vida e elucidou para si mesmo o ultimo golpe. Tratou de guardar papel moeda em um banco distante. Desapareceu da cidade por mais de um ano e retornando, insano mostrava-se ter ficado.

Acreditar, ninguém fé teve. Era mais um golpe do safado ou um estado mental condenado?

Entre o sim e o não, todos os lesados deixaram a resposta a cargo do tempo. E o tempo veio e passou. Luiz da Lua não voltou.

E, até hoje, encontra-se um ou outro cidadão que nunca comprou a verdade e com medo decidiu parar de vender a mentira. Pois bem, ainda os céticos pensavam: Com maluco não se discute. Se mal lhe faz, nem pra cadeia vai. Se trapaceou a tantos, à Justiça também há de enganar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário